A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste, avança no processo de implementação do primeiro sistema de pedágio eletrônico do Paraná.
Após obter autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para prosseguir com os trâmites que envolvem a implantação do modelo, a concessionária inicia os trabalhos preliminares para instalação dos pórticos, que substituem as praças tradicionais, e permite que a cobrança da tarifa seja feita de forma automática, sem a necessidade de parada.
“Estamos executando os trabalhos iniciais de limpeza e terraplanagem, que preparam o local para receber a base das estruturas. Os próximos passos envolvem a pavimentação, drenagem e nos próximos meses a implantação das estruturas dos pórticos e toda a sinalização que o sistema demanda. Em breve também iniciaremos a orientação dos moradores e usuários da região em relação ao funcionamento do pedágio eletrônico. É uma inovação que vai garantir mais fluidez e segurança viária, além de economia para os motoristas e menor impacto ambiental”, destaca o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas.
Equipes da concessionária atuam nos dois pontos em que serão implantados na BR-163, nos quilômetros 154 e 156, na região de Santa Lúcia, um em cada sentido da rodovia, no km 517, da PR-182, em Ampére e também no km 234, da PR-280, em Vitorino.
Cadastro de veículos
O sistema de pedágio eletrônico funciona por meio de equipamentos de monitoramento instalados nos pórticos, capazes de identificar 100% das passagens, seja por meio da tag (dispositivo de arrecadação eletrônica) ou leitura de placas.
O usuário que não possuir tag, que garante o pagamento automático da tarifa, deverá procurar a concessionária, em seus canais de atendimento, para realizar o pagamento, evitando configurar evasão, o que acarreta em multas.
Ao optar por essa modalidade, o usuário deve realizar o cadastro de dados pessoais e veiculares na plataforma da concessionária, a fim de viabilizar o envio de avisos de pagamento, evitando a inadimplência. O cadastro pode ser feito imediatamente pelo site epriguacu.com.br/pedagio-eletronico.
Por meio do cadastro, o usuário pode fazer o pagamento diretamente no site da concessionária, aplicativo e ainda em totens que serão disponibilizados em pontos comerciais ao longo do trecho e bases SAU da concessionária.
Mesmo para os usuários que optarem pela modalidade de tag, é necessário que realize o cadastro pessoal e do veículo no sistema da concessionária, a fim de receber notificações sobre possíveis intercorrências com o funcionamento da tag.
Fonte/Foto: Assessoria






Deixe um comentário