Francisco Beltrão venceu o Prêmio Estadual de Microcrédito 2025. O prêmio, entregue em Foz do Iguaçu nesta sexta-feira, 31/10, marcou o encerramento do Encontro Estadual de Agentes de Crédito, promovido em parceria entre o Sebrae/PR e a Fomento Paraná.
Esta é a sexta vez que o município lidera o ranking que mede o desempenho dos municípios na operacionalização do microcrédito e vence a competição, dividida em seis categorias por faixa populacional.
A equipe liderada pela agente de crédito Luciana Dani ficou em 1º lugar na categoria até 200 mil habitantes e também levou o troféu de 1º lugar geral, somando 312.670 pontos no conjunto de requisitos da premiação, que atende critérios ligados às operações e gestão da carteira de microcrédito da Fomento Paraná.
“Queremos agradecer imensamente ao Sebrae/PR e à Fomento Paraná, que sempre nos dão apoio técnico quando precisamos. Também é essencial reconhecer toda a nossa equipe. Somos cinco agentes de crédito no município que trabalham arduamente. Neste ano, liberamos mais de R$ 5 milhões e ajudamos mais de 400 empresas com os recursos concedidos”, comemorou Luciana.
Esse reconhecimento reforça o trabalho de capacitação, uma das prioridades do Sebrae/PR. O diretor-superintendente da instituição, Vitor Tioqueta, destacou a importância da atuação dos agentes de crédito junto aos empreendedores.
“A nossa parceria com a Fomento Paraná tem uma atenção especial na capacitação dos nossos agentes, que atuam em conjunto com os municípios, para levar crédito orientado a quem quer investir e, principalmente, auxiliar no desenvolvimento econômico do nosso estado pela força dos pequenos negócios”, disse.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Claudio Stabile, destacou que os resultados alcançados em Francisco Beltrão refletem boas práticas implantadas na cidade, tornando-a modelo para outros municípios.
Falar sobre a disponibilidade de crédito para pequenos empresários é dar oportunidade de transformação pessoal. O gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional e autor do livro ‘Reflexões sobre Crédito & Pequenos Negócios’, Valdir Oliveira, comentou sobre a responsabilidade desse trabalho nas cidades.
“É preciso ter um olhar para as pessoas, é fundamental que consigamos humanizar nossa ação. O que faz a diferença é compreender a família que está por trás desse negócio. Precisamos desmistificar esse conteúdo, conversar de forma mais simples sobre o processo de crédito e entender como isso fará a diferença na vida desses pequenos empresários”, reforçou.
Na categoria até 100 mil habitantes, os vencedores foram: 1º Marechal Cândido Rondon, 2º Cianorte e 3º Pato Branco.
Confira todos os municípios premiados
Campeão geral
1º Francisco Beltrão
2º Foz do Iguaçu
3º Guarapuava
Categoria – até 5 mil hab.
1º Cruzeiro do Sul
2º Rio Bom
3º Corumbataí do Sul
Categoria – até 10 mil hab.
1º Campo do Tenente
2º Mauá da Serra
3º Sapopema
Categoria – até 20 mil hab.
1º Engenheiro Beltrão
2º Turvo
3º Querência do Norte
Categoria – até 50 mil hab.
1º Marialva
2º Cornélio Procópio
3º Loanda
Categoria – até 100 mil hab.
1º Marechal Cândido Rondon
2º Cianorte
3º Pato Branco
Categoria – até 200 mil hab.
1º Francisco Beltrão
2º Guarapuava
3º Arapongas
Categoria – acima de 200 mil hab.
1º Foz do Iguaçu
2º Ponta Grossa
3º Maringá
Fonte/Foto: AEN/PR






Deixe um comentário