A cidade de Francisco Beltrão recebe nesta semana a Carreta da Inovação, projeto da secretaria estadual da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) que leva atividades gratuitas voltadas à tecnologia, ciências, lazer e empreendedorismo. A programação acontece de terça, 14/10, a sexta-feira, 17/10, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Adaptados como salas de aula, os dois caminhões já passaram por 68 municípios desde janeiro. As unidades itinerantes contam com computadores, internet via satélite e recursos multimídia, além de impressoras 3D, óculos de realidade virtual e ferramentas de criação digital.
Em Francisco Beltrão, o caminhão vai ficar estacionado no Calçadão Central.
Segundo o secretário Alex Canziani, a carreta funciona como um recurso para promover a democratização da inovação em todo o Estado. “Vemos pessoas de todas as idades participando das atividades da Carreta da Inovação, desde crianças que já nasceram na era da tecnologia, até idosos que estão vendo pela primeira vez uma impressora 3D ou um óculos de realidade virtual. Nosso objetivo é exatamente esse, aproximar a inovação de toda a população paranaense”, afirmou.
A ação é desenvolvida em parceria com a secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
ATENDIMENTO – A Carreta da Inovação tem como objetivo tornar o acesso à inovação e novas tecnologias mais fácil para a comunidade paranaense, por meio de oficinas, workshops, palestras e experiências práticas. Nos últimos 10 meses as duas unidades itinerantes juntas receberam mais de 60 mil visitantes. Até o final de 2025 a expectativa é que a iniciativa chegue a mais de 80 municípios atendidos.
Fonte/Foto: AEN/PR






Deixe um comentário