O plenário da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão ficou lotado nesta quarta-feira, 23/04, para a audiência pública sobre segurança, com foco na implantação da secretaria Municipal de Segurança Pública e da Guarda Municipal. Lideranças políticas, das forças de segurança e representantes dos mais diversos segmentos organizados da comunidade debateram as duas propostas.
A audiência foi organizada pela Câmara com o objetivo de fomentar investimentos e incremento da estrutura neste setor, além da disponibilização de políticas públicas através da criação da secretaria. “O encontro foi muito importante para fomentar o debate em torno da segurança e, principalmente, para ouvir as demandas da nossa comunidade”, disse o vereador Oberdan Saretta (PSDB), que coordenou a reunião, juntamente com o presidente Cidão Barbiero (Pode) e os vereadores Bruno Savarro (PL), Emanuel Venzo (PL) e Julio Spada (Novo).
A principal definição é que primeiro é preciso implantar a secretaria e, a partir daí, iniciar os estudos sobre a viabilidade da Guarda Municipal. Vieram de Chapecó o diretor de Segurança e Ordem Pública da prefeitura, Roger Natan de Lima, e o comandante da Guarda Municipal, Luiz Antonio Stobe. Via online participaram o secretário de Segurança Pública de Sarandi, Roberto Tsutomu Oikawa, e Julio Cezar da Silva, da Guarda Municipal. Eles falaram sobre a importância destas estruturas em suas cidades.
Várias lideranças de Francisco Beltrão também falaram sobre o tema, como o comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Pitz, o delegado chefe da 19ª Subdivisão Policial (SDP), Dr. Ricardo Moraes, o comandante do 16º Esquadrão do Exército, Capitão Stive, e a presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Kelly Borghesan. A administração municipal foi representada pelo secretário de Gabinete, Irineu Miller, acompanhado de vários secretários.
Também participaram a Capitão Debora Kolossoskei, que representou o comando do 10º Grupamento de Bombeiros, o coordenador da Câmara Técnica de Segurança do Condef, Francisco Correa, o presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), Rafael Menegotto, o assessor regional da Casa Civil do governo do Estado, Antônio Carlos Bonetti, o comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Emílio, e o sub-comandante do Batalhão da PM, Major Batista. “Com esta iniciativa a Câmara também cumpre a sua missão de ouvir a comunidade e buscar mais investimentos em setores fundamentais para a nossa população, como é o caso da segurança”, explicou o presidente Cidão.
Audiência sobre Educação
Nesta sexta-feira, 25/04, às 19h, no plenário da Câmara, acontece mais uma audiência pública, desta vez para tratar da Educação, em especial debater o projeto de lei do Executivo sobre a aquisição de vagas em CMEIs na rede privada de ensino para a educação infantil de zero a três anos, com o pagamento pela prefeitura. O Legislativo quer aprofundar o debate, com foco na construção de políticas públicas eficazes voltadas à primeira infância, com um planejamento seguro em relação a investimentos nas estruturas públicas para atender esta necessidade.
A audiência está sendo coordenada pelas vereadoras Mara Fornazari Urbano (PT) e Maria de Fátima Ize Niclotte (PSDB) e pelos vereadores Marcos Folador (PT) e Oberdan Saretta (PSDB).
Fonte/Foto: Assessoria/Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão






Deixe um comentário