Desde 2018 o Paraná tem instituído por lei estadual (19.678/2018) o Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying, inciativa do deputado Ademar Traiano (PSD) para conscientizar a comunidade escolar a respeito dos danos emocionais causados às vítimas da intimidação sistemática, que pode ser tanto psicológica quanto física. Na semana que compreende o dia 7 de abril, campanhas institucionais são promovidas nas escolas das redes pública e privada, com ações voltadas à reflexão de alunos e professores sobre o bullying.
“O bullying é um problema sério, atual. É importante que tanto a escola como os pais estejam atentos. O Estado deve prevenir, promover o debate e estimular ações de conscientização dos nossos alunos e de toda a sociedade”, afirma o deputado Traiano.
A secretaria de Estado da Educação (SEED) é a responsável pela orientação para a promoção de palestras, atividades recreativas, aconselhamentos individuais e coletivos e distribuição de materiais de conscientização. O objetivo é frisar a importância do respeito à diversidade no ambiente escolar. O deputado Ademar Traiano apresentou o projeto da lei baseado na iniciativa vitoriosa do programa Geração Atitude 2017, proposta pelo jovem aluno Douglas Froelich, de Cruz Machado. O ex-deputado José Carlos Schiavinato, falecido em 2021, foi coautor da proposta.
O bullying é a prática de intimidação sistemática cometida como agressão por um grupo ou indivíduo contra uma ou mais pessoas e causa dor e angústia, gerando traumas e frustrações. Ela é intencional e repetitiva em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. As motivações nem sempre são evidentes, por isso é importante que toda a comunidade escolar se envolva para identificar os casos precocemente.
O dia 7 de abril também foi escolhido na Lei federal 13.277/2016 (Dia Nacional de Combate ao Bullying) em alusão ao massacre de 12 crianças em uma escola do Rio de Janeiro em 2011. O autor, ex-estudante da instituição, revelou em carta que sofria bullying dos colegas.
Fonte/Foto: Assessoria






Deixe um comentário