No dia 28 de fevereiro, na sede da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), em Francisco Beltrão, aconteceu um encontro estratégico para a agroecologia regional. Os 12 grupos agroecológicos que compõem o núcleo Sudoeste da Rede Ecovida reuniram-se para discutir e avançar na organização da certificação participativa e no fortalecimento da produção orgânica e agroecológica.
Durante o encontro, foram debatidas pautas essenciais para o desenvolvimento da Rede, incluindo a eleição da nova coordenação progressiva do núcleo e da comissão de ética, a inclusão e exclusão de famílias no sistema, além da organização do calendário de reuniões e visitas de olhar externo. Também foram tratados temas como o processamento e manejo de orgânicos, a solicitação de rótulos e selos para produtos certificados e a reativação do coletivo de mulheres, visando ampliar a participação feminina na agroecologia. Segundo Larissa Simão, secretária da Rede Ecovida, o encontro foi um momento importante de troca e construção coletiva. “Nós discutimos desafios, alinhamos, caminhos e fortalecemos nosso Núcleo, com o compromisso de garantir uma agroecologia cada vez mais inclusiva e sustentável, cultivando um futuro mais justo para quem produz e para quem consome”, complementou Larissa.
Um dos momentos de destaque do encontro foi a troca de conhecimentos sobre a produção de sementes de cebola BRS PRIMA, incentivando a autonomia dos agricultores da região. Essa iniciativa reforça o compromisso da Rede Ecovida com a promoção da agroecologia, da soberania alimentar e do fortalecimento das comunidades tradicionais e rurais. Na oportunidade também ficou acertada as representações da coordenação do núcleo: Cleonice Gurgel do grupo Ass. de Agricultores e agricultores Ecológicos de Francisco Beltrão, Jéssica Celuppi do grupo Coopafi Agroecologia e Velto de Oliveira do grupo Orgânicos Pinhas. Coordenação da comissão de ética: Almir Calegari do grupo Ass. de Agricultores e agricultores Ecológicos de Francisco Beltrão, Guilhermina de Quadros do grupo Orgânicos Pinhais, Deisi Basso do grupo Agroecológico Marrecas e João Nilso do grupo Kakané há.
Fonte/Foto: Assessoria






Deixe um comentário