Com a previsão de mais chuvas nas regiões oeste e sudoeste, a arrecadação de donativos, que teve início na última sexta-feira, 14/10, foi prorrogada para até a próxima terça-feira, 25/10. Desde o início da semana passada, cidades no interior registraram alagamentos e inundações. Até o momento, segundo boletim da Defesa Civil, 25,9 mil pessoas foram afetadas em todo o Paraná.

Para doar é preciso se dirigir a um dos postos de arrecadação nas sedes do Corpo de Bombeiros ou da Brigada Comunitária nos municípios das regiões atingidas. A população pode contribuir com kits de higiene e material de limpeza. Colchões, lonas e roupas já estão sendo distribuídos por entidades assistenciais dos municípios.

A ação é uma iniciativa da Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná (SGAS), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual. A primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, reforçou o pedido para a colaboração dos paranaenses.

“O Paraná é considerado o mais solidário do Brasil e precisamos, mais uma vez, honrar essa posição e ajudar quem tanto está sofrendo com as enchentes e os estragos causados pela chuva. Juntos vamos ajudar a diminuir o sofrimento dessas famílias”, afirmou.

A Defesa Civil Estadual, com o apoio do Simepar e de outras instituições do Estado, monitora das regiões e acompanha as ocorrências em todo o Paraná. O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) está em contato com as equipes de emergência para verificar quais os locais mais afetados e que precisam de suporte rápido. As informações de monitoramento repassadas pelo Cegerd auxiliam na resposta das equipes locais.

O governo do Estado enviou, na semana passada, ajuda humanitária (colchões e kits de higiene) para a região sudoeste. Para Francisco Beltrão, o Estado doou 251 colchões, 233 kits dormitórios, 15 kits de limpeza e 36 kits de higiene, além de 155 cobertores. Para Pato Branco, foram enviados 50 colchões e 50 cobertores; para Dois Vizinhos, 100 colchões e 100 kits dormitórios e, ainda, 50 colchões, 50 kits dormitórios e 780 telhas para Verê.

Uma nova atualização da Defesa Civil na última quarta-feira, 19/10, aponta que o número de municípios afetados subiu para 39. Há ainda 107 pessoas desalojadas e 80 desabrigadas. No total, foram 1.525 casas danificadas.

A cidade que teve o maior número de desalojados foi Francisco Beltrão (1.004), seguida de Dois Vizinhos (1.000), Verê (55), Renascença (32) e Bom Sucesso do Sul (24). O município com mais casas danificadas foi Francisco Beltrão (838), seguido de Dois Vizinhos (280) e Pato Branco (73). Até agora as chuvas resultaram em seis mortes.

Fonte/Imagem: AEN/PR

Deixe um comentário

Tendência