Três deputados estaduais deixam a Assembleia Legislativa do Paraná na próxima legislatura para assumir, a partir de fevereiro, um mandato na Câmara dos Deputados. Após exercerem o cargo de deputado estadual, Tião Medeiros (PP), Tadeu Veneri (PT) e Paulo Litro (PSD) passarão a representar o Paraná em Brasília. Em comum, os parlamentares dizem continuar na capital federal o trabalho desenvolvido na Assembleia, levando a experiência adquirida no Parlamento estadual. Os três fazem parte do time que renova em 36% a bancada paranaense na Câmara. O Estado tem direito a 30 vagas. Dezenove deputados federais se mantiveram no cargo.
Eleito com 109.344 votos, Tião Medeiros (PP) explica que, em Brasília, poderá ampliar a discussão de pautas relevantes para o Paraná e para o Brasil. De acordo com o deputado, vai trabalhar para o crescimento do agronegócio no Estado, viabilizando logística e acesso para garantir competitividade. O parlamentar explica que vai manter o trabalho em prol dos municípios, aliado a pautas do agronegócio e da infraestrutura. “Vamos atender aos municípios, mantendo viva a chama do Pacto Federativo. Precisamos valorizar as cidades, onde vivem as pessoas. Queremos manter firme o desafio e o trabalho para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil”. Medeiros se diz satisfeito com o resultado das eleições. “Como tenho uma atuação municipalista, com um trabalho desenvolvido em regiões distantes da capital, o municipalismo ganha a oportunidade de ter uma voz em Brasília”, comenta.
Já o deputado Tadeu Veneri (PT) obteve 84.752 votos. O parlamentar destaca que o crescimento do partido, tanto na Câmara quanto na Assembleia, vai ajudar no desenvolvimento do País. “A eleição foi favorável do ponto de vista do resultado. Nosso partido teve mais deputados eleitos. Isso dá mais responsabilidade para apresentar respostas para a crise em que o Brasil se encontra. Nós temos eixos de atuação que não se alteram em relação ao Estado. A defesa da democracia e da maior participação da sociedade civil nas decisões é uma das nossas linhas de mandato na Câmara dos Deputados. Também vamos defender o serviço público de qualidade em todas as áreas essenciais, como saúde, educação e segurança”, explica. “Em Brasília, vamos fazer um movimento contra o orçamento paralelo. Além disso, queremos apresentar projetos na área da educação, meio ambiente e cultura, além de manter o trabalho sempre pautado pelos direitos humanos”, complementa.
Para o deputado Paulo Litro (PSD), eleito com 82.707 votos, o trabalho desenvolvido durante dois mandatos na Assembleia Legislativa fornece uma base para a atuação em Brasília. Litro conta que vai continuar trabalhando pelos municípios, agora em nível federal. “Estou muito orgulhoso da nossa campanha e de poder representar o Paraná no Congresso Nacional no próximo ano. Acredito que, com a experiência que acumulei em oito anos na Assembleia, estou preparado para participar das discussões legislativas nacionais e contribuir para a promoção de uma política municipalista junto ao Governo Federal, garantindo recursos e fortalecendo o desenvolvimento do nosso Estado e País”, diz.
Os 30 deputados federais paranaenses eleitos representam 12 partidos diferentes e terão mandato entre 2023 e 2026. A bancada do Paraná na Câmara dos Deputados terá a seguinte composição:
PV
Aliel Machado
PSD
Beto Preto
Leandre Dal Ponte
Luísa Canziani
Luiz Nishimori
Paulo Litro
Sandro Alex
Sargento Fahur
PSDB
Beto Richa
PT
Carol Dartora
Enio Verri
Gleisi Hoffmann
Tadeu Veneri
Zeca Dirceu
União Brasil
Delegado Matheus Laiola
Felipe Francischini
Geraldo Mendes
Padovani
Podemos
Deltan Dallagnol
Republicanos
Diego Garcia
Progressistas
Dilceu Sperafico
Pedro Lupion
Ricardo Barros
Tião Medeiros
PL
Filipe Barros
Giacobo
Vermelho
PSB
Luciano Ducci
MDB
Sérgio Souza
PROS
Toninho Wandscheer
Fonte/Imagem: Alep






Deixe um comentário